domingo, 10 de julho de 2011

Charge sobre educação e tecnologia

27 comentários:

  1. Essa charge nos faz indagar sobre que posicionamento os pais tomariam nesse momento, para muitos é difícil acompanhar as tarefas com lápis e papel, imagine com alguma tecnologia!
    Se o desafio não é fácil para nós, reles professores, mesmo não querendo generalizar, mais difícil será para os pais!
    (Elizângela)

    ResponderExcluir
  2. O computador ainda não faz parte da realidade de milhões de famílias brasileiras nem de milhares de escolas do nosso país, o que dificulta no desenvolvimento das nossas crianças e jovens e consequentemente no crescimento e avanço do nosso sofrido Brasil que é tão mal administrado por alguns coruptos.
    (Cursista: Josenildo)

    ResponderExcluir
  3. Quando a criança mostra seu novo objeto de estudo, todos em casa ficam surpresos e assustados, pois é uma novidade, parece que ninguém conhece! Caso a criançaa não tenha conhecimento sobre e esse novo objeto e se a escola não conseguir adequá-lo para ser trabalhado em sala de aula...fica inviável à sala de aula. É simplesmente um brinquedo a mais.No advento das novas tecnologias é importante buscar novos meis de comunicação. A escola cumpre seu papel de trazer para sala de aula os novos recursos que vão auxiliar na dinâmica da informação e melhoria dos conhecimentos.
    (Maria das Graças)

    ResponderExcluir
  4. A charge critica o uso da tecnologia empregada na escola quando esta tecnologia está além da realidade vivida pelo aluno fora da sala de aula, fora da escola.

    ResponderExcluir
  5. A charge mostra que a inclusão social está atuando na vida de uma família de baixa renda como também no espaço escolar desta criança, o que seria o maior passaporte para o sucesso da educação; oportunidade e direitos iguais, todos incluidos nete mundo globalizado movido pela tecnologia, especialmente pelo uso do computador.

    ResponderExcluir
  6. Nós enquanto educadores ficamos felizes em ver os nossos alunos aprendendo a usar os computadores,a acessar a internet,mas sabemos que este mundo está totalmente fora da realidade familiar. Será que algum dia veremos o nosso país longe da miséria, onde a educação será um direito de todos? será que algum dia viveremos sem desigualdade social e que os recursos tecnológicos sejam objetos utilizados por todos?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A charge é bem avançada para nossa realidade, enquanto muitos professores não possuem seu computador para se atualizar, a criança chega em casa com um computador que ganhou na escola.

    ResponderExcluir
  9. A charge mostra uma cena a qual nós gostaríamos que existisse, essa inclusão social, onde não só os alunos fossem contemplados com um computador e não ficassem surpresos, mas que as nossas escolas e professores tivessem a oportunidade de se inserir no advento das novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  10. A charge faz referência ao avanço tecnológico em relação ao aprendizado na atualidade, porem, nem todas as escolas estão equipadas adequadamente com tecnologia na qual a charge se regere.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a charge procura mostrar de forma crítica o que não acontece em nossas escolas, no que se diz respeito tanto ao alunado quanto aos professores. Ambas as classes muitas vezes não dispõem da oportunidade de acessar a tecnologia atual, se tornando difícil inserir ao aluno e ao professor algo que não faz parte de sua realidade.
    (As. Genelva)

    ResponderExcluir
  12. A charge nos mostra uma parte de uma história em que sonhamos para nossos alunos e até para nós mesmos, onde muitos professores não tem a oportunidade de ter um computador e nem acesso internet.
    É apenas um desejo nosso, que haja oportunidades iguais para todos.

    ResponderExcluir
  13. A charge discuti a problemática do uso da tecnologia nas escolas públicas fazendo uma crítica de certa forma a realidade brasilieira como uma família que não tem as mínimas condições de sobrevivência (alimentação moradia e outros) pode ter acesso a informática? Ao mesmo tempo mostra que apesar dessa condição não há uma exclusão pois hoje a tecnologia está para todos o governo no entanto esta tentando incluir esse aluno carente numa realidade crescente.

    ResponderExcluir
  14. A charge reflete o impacto da tecnologia na sociedade ,principalmente nos lares carentes.O garoto com uma novidade apresentado a sua família, que deixa os familiares de pupilas delatadas e paralisados diante do netbook nas mãos do menino.

    ResponderExcluir
  15. A charge é interessante ,principalmente porque faz uma crítica ao modo de como as coisas chegam na educação.Muito chega ao consumidor final sem que esse saiba exatamente de sua utilidade. Assim, para elucidar tal charge,faço uso de uma expressão-clichê ,mas precisa-de que não é basta dar o peixe .é preciso ensinar a pescar.

    ResponderExcluir
  16. A charge é crítica e mostra uma situação de uma família carente que não tem conhecimento com o mundo da informática.

    ResponderExcluir
  17. Mostra-nos a realidade brasileira diante a tecnologia. O menino quando chega em sua casa com aquela novidade, o resto de sua família fica impressionada e com um olhar interrogativo querendo saber o que realmente é “aquilo”. Em meio disto pode-se afirmar que os governantes com a junção educação — tecnologia vem incluindo todos de forma geral à nossa nova realidade.

    ResponderExcluir
  18. A charge mostra que a informatização ainda esta longe da realidade da maioria dos brasileiros, pois por mais que algumas escolas esteja m incluída neste processo de informatização, não condiz com a rotina dos alunos de baixa renda, que muitas vezes não tem nem o que comer, vestir e muito menos educação suficiente para introduzir esta ferramenta no seu dia a dia.

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga ficou muito bom seu blog, a evolução nas escolas chegaram, hoje o aluno tem tudo de bom como laborátorio e muito mais, o aluno só não aprender se não quiser. Parabéns pela charge.

    ResponderExcluir
  20. Olá amiga, essa charge mostra uma realidade bem distante dos nossos alunos.... nem todas as escolas possuem sala de informática e nem todos os professores tem computador. Mas a tecnologia hoje é necessidade em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  21. A charge mostra a perplexidade de todos diante do que a criança vem portando doado pela escola. E todos veem a oportunidade de conhecê-lo e poder ter acesso a este recurso tecnologico no ambiente familiar, através da escola.

    ResponderExcluir
  22. Essa charge é realmente a realidade de muitas escolas,pois apesar de estarmos em pleno século 21,com a tecnologia bombando e a internet ligando o mundo todo numa só rede,essas mesmas escolas não dão acesso aos seus educandos,de ingressarem nesse novo meio de ensino aprendizagem,que engloba todo o ensinamento que possamos imaginar.

    ResponderExcluir
  23. A charge é um alerta para o fato de que a era tecnológica ainda é uma realidade distante para algumas famílias. Mas, no entanto, esse quadro pode mudar, pois com a inclusão digital adotada por algumas escolas, podemos tomar como exemplo a própria charge, já que família e escola devem caminhar sempre juntas. Está aí a solução!

    ResponderExcluir
  24. Na charge fica claro que, mesmo a escola vivenciando a inclusão digital......... essa é uma realidade bem distante dos alunos em casa!!!!

    ResponderExcluir
  25. Essa charge mostra uma realidade que cada vez mais a família fica distante da vida educacional das crianças, devido a falta de conhecimento por parte da mesma, a moda é falar de inclusão digital, porém, o que vemos mesmo é a exclusão.

    ResponderExcluir
  26. Essa charge é muito interessante,até porque retrata a realidade de muitas escolas:a falta de recursos voltadas à inclusão digital.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir