sábado, 9 de julho de 2011

Educação e tecnologia

Muito se espera do professor do século XXI e, além de atributos como a criatividade, capacidade para o trabalho em equipe e a necessidade da formação continuada, o uso das tecnologias está presente nesse novo paradigma educacional, em que o docente é um dos protagonistas. Usar as novas tecnologias a favor dos conteúdos é o ponto chave. Usar os recursos tecnológicos a favor do conteúdo significa contextualizá-los de acordo com estes objetivos, de modo que façam total sentido como um caminho natural para a conquista do conhecimento. Esse é um trajeto em construção em nossa realidade, porque por mais que as mídias estejam mais acessíveis, ainda se tornam objetos a serem conquistados e inseridos, de fato, no cotidiano dos nossos alunos. Essa mudança está acontecendo e tem que acontecer a todo custo, pois são as exigências do “novo tempo, da nova era”. Agora, sabemos que toda transição e modificação é dolorosa, porque exige transformação total de todos que estão inseridos no processo educacional. Mudar do livro para o computador é mais rápido do que mudar toda uma didática, estratégias e postura. Requer paciência, entrega e desejo de transformação. Para tanto exige-se tempo. E no momento em que estamos , o tempo urge. É a realidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário