sábado, 9 de julho de 2011

Tecnologia na sociedade, na vida e na escola



                        Vivemos na era da informação. O ser humano nunca teve tanto acesso ao conhecimento científico, cultural e artístico na atualidade, pois vivemos em uma sociedade da aprendizagem, em que a aquisição desses saberes é primordial para o desenvolvimento econômico, social e cultural do indivíduo. Porém, há obstáculos que o impedem de transpor esse conhecimento  de maneira prática e eficiente em sua vida, porque exige-se dele novas competências cognitivas.
                        A falta de  novas habilidades cognitivas e de articulação entre a informação e a realidade são elementos que dificultam ao indivíduo converter a informação em conhecimento. As estatísticas comprovam este fato, uma vez que existem pessoas que não lidam coerentemente com o mundo informatizado, sendo conceituadas como analfabetos funcionais.
                        Para tanto, políticas públicas são desenvolvidas para amenizar os espaços não preenchidos na formação do indivíduo de modo sistemático.  O aumento da permanência do aluno na escola, acesso a instrumentos tecnológicos e projetos sócio-educacionais são algumas das ações implementadas por órgãos públicos e setores privados com o intuito de qualificar o cidadão para a construção de uma sociedade mais evoluída social e economicamente.
                        Dentro deste panorama, a escola não é apenas o único lugar que viabiliza a aquisição do conhecimento, outros ambientes favorecem a aprendizagem de modo a possibilitar maior dinamicidade do conhecimento, diferentemente da instituição escolar que o aborda como verdade absoluta e ,por vezes, inquestionável.

2 comentários:

  1. oi Cris fiz uma visitinha a seu blog muito legal visite o meu também e seja meu seguidor professorasimonearaujo.blogspot.com aguardo sua visita

    ResponderExcluir